;

Microfisioterapia

Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação. Essa agressão primária deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, esses traços ficaram guardados na memória do tecido, por uma deficiência do sistema imunológico que não conseguiu eliminar o agressor.

Todo ser vivo e capaz de adaptar-se, defender-se e se corrigir de eventos agressores, como, acidentes, dores, perdas, viroses, resfriados, enfim, agressões físicas e/ou emocionais, mas quando essas agressões ultrapassam a capacidade de defesa do organismo, a vitalidade do corpo e alterada e surge a doença.

A terapia busca saber qual e a causa do desequilíbrio ou doença e em que fase da vida ocorreu, através de micro palpações,  para que a pessoa possa assimilar e eliminar o trauma ou agressor responsável pela origem dos sintomas, que pode ser tóxico, físico ou emocional. É preciso então identificar porque o corpo está escolhendo este caminho e, quando entendemos realmente o que está acontecendo (qual a causa?), temos mais chance de caminhar para a cura.

Com base na experiência profissional e nos trabalhos como osteopatas iniciaram suas pesquisas cientificas, entre os anos de 1982 e 1983, a nível muscular e com embasamento na embriologia. Em 1983, em colaboração com o medico gastro-enterologista, Dr. Caraillon, realizados um importante estudo em pacientes com Colopatias Crônicas e obtiveram 74% de resultados positivos com a aplicação da Microfisioterapia neste estudo.

Desde então ambos seguem trabalhando como microfisioterapeutas em suas clinicas na França, ministram cursos de formação em Microfisioterapia em vários países, continuam com suas pesquisas cientificas e com o aprimoramento da técnica até os dias de hoje com vários artigos, textos e livros publicados.

Atualmente contam com mais de 7.000 fisioterapeutas em diversos países como França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Suiça, Polonia, Israel, Canada, Itália, Estados Unidos e Brasil.

A Microfisioterapia está presente também, como serviços humanitários, em diversos países como Africa (Madagascar), Rússia (Moscou, Beslam) e Ucrânia (Chernobil).

No Brasil a Escola de Terapia Manual, Londrina-PR, em parceria com os criadores da Microfisioterapia, trabalha na formação e divulgação do método.

A Microfisioterapia é, portanto, uma ciência inovadora que se utiliza das ciências tradicionais, mas tem sua abordagem nos novos paradigmas da ciência que fundamentam as novas perspectivas da atuação terapêutica e da ciência da saúde.

Fundadores do método

Daniel GROSJEAN

Daniel Grosjean nasceu em Paris em 1938

Formado em Teologia (França) em 1965

Mestrado em Teologia (USA) em 1966

Diplomado em Fisioterapia (França) em 1969

Formaçao em Osteopatia (França) em 1981

Com base em suas experiências profissionais e seus estudos de Embriologia iniciou em 1980, em parceria com Patrice Benini, os estudos que fundamentaram uma nova abordagem fisioterapêutica que nominaram de Microfisioterapia.

Patrice Benini

Nascido na cidade de Metz , no dia 12 de abril de 1945 .

DIPLOMADO PELO ESTADO EM FISIOTERAPIA – FRANÇA – 1974

Formaçao em Osteopatia (França) em 1981

Trabalha em sua clínica em Montigny les Metz (Moselle / F- 57158) e desde 1980 colabora no desenvolvimento de experiências, pesquisa assim como na ministração dos cursos sobre este método .

Atualmente, há cerca de 5000 microfisioterapeutas atuando na Europa. A maioria na França e Bélgica. No Brasil a técnica começou a ser difundida em 2005 e ainda há poucos profissionais atuando na área.

Precursor no Brasil: Dr. Afonso Shiguemi Inue Salgado

Olá, Como podemos ajudar?
Powered by