;

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica terapêutica própria da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, os acupontos. Os acupontos estão presentes em todo do corpo – distribuídos ao longo do trajeto dos meridianos de energia – e possuem funções orgânicas específicas. O acupunturista seleciona os pontos conforme o tipo de enfermidade a ser tratada de acordo com as funções do acuponto.

A acupuntura age no organismo através da estimulação nervosa periférica – reduz a dor e modula a resposta inflamatória, hormonal ou imunológica. Assim, a acupuntura diminui a dependência de medicamentos e melhora a qualidade de vida dos pacientes, inclusive daqueles que sofrem dores crônicas ou transtornos mentais.

A acupuntura pode ser indicada como terapia alternativa ou como terapia complementar a outros tratamentos – inclusive o tratamento medicamentoso convencional. Qualquer um pode se tratar com acupuntura: crianças, idosos, gestantes, bebês ou adultos.

Eletroacupuntura

Consiste na aplicação de estímulos elétricos nos acupontos: os eletrodos são conectados às agulhas inseridas nos acupontos e seleciona-se a frequência e a intensidade do estímulo elétrico conforme o efeito desejado – para a sedação ou a tonificação. A eletroacupuntura traz uma melhora mais rápida nos quadros de dores crônicas e intensas, como nas lombalgias e ciatalgias.

Acupuntura a Laser

Na acupuntura a laser são utilizados os mesmos princípios da acupuntura tradicional, exceto que as agulhas são subistituídas pelo laser de baixa potência para o estímulo dos acupontos, produzindo resultados muito semelhantes ao método tradicional.

A acupuntura a laser funciona, não tem contraindicações, é totalmente indolor e torna possível o acesso aos benefícios da acupuntura a pacientes que têm aversão às agulhas. A acupuntura a laser é uma excelente escolha no tratamento de crianças e bebês, além dos pacientes com dermatite de contato ou outros problemas da pele que poderiam contraindicar o uso das agulhas.

Auriculoterapia

A auriculoterapia é a estimulação do pavilhão auricular para tratar diversos tipos de problemas de saúde, seguindo os mesmos princípios utilizados na acupuntura. O pavilhão auricular é um microsistema com áreas reflexas associadas a diferentes órgãos e sistemas do organismo. O estímulo pode ser realizado com agulhas (acupuntura auricular), com sementes de mostarda ou com pequenas esferas em pontos da orelha de forma a tratar diversas doenças físicas, como dores musculoesqueléticas, ou de ordem psiquíca, como os distúrbios de humor.

Moxabustão

Técnica terapêutica própria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a moxabustão, assim como a acupuntura, utiliza-se da estimulação dos acupontos distribuídos nos meridianos de energia, ppromovendo o equilíbrio do corpo. Porém, em vez das agulhas, na moxabustão é utilizada a aplicação do calor proveniente da queima da atemísia (Artemisia vulgaris), uma erva com inúmeras propriedades terapêuticas.

Conforme os conceitos da MTC, o frio, o vento e a umidade são agentes causadores de doenças. É muito comum, por exemplo, o agravamento de dores articulares e musculares no inverno. O calor da moxabustão  alivia dores, elimina a umidade (edema), aquece o frio e promove a circulação sanguínea, acelera a dissolução de hematomas e a cicatrização de feridas.

O bastão é aceso e aproximado da pele ou da agulha inserida na pele. A distância do bastão à pele e o tempo de aplicação varia de acordo com a sensibilidade do paciente ao calor. A moxabustão é indolor e, devido à preparação da erva, não há risco das cinzas ou brasa caírem na pele e provocarem queimadura no paciente.

Ventosa

A ventosaterapia é um método de tratamento também utilizado na Medicina Tradicional Chinesa. São aplicados copos de vidro ou plástico na superfície da pele, gerando uma sucção por uma pressão negativa.

As ventosas retiram o excesso de líquido e toxinas, que são drenadas e trazidas para a superfície da pele para serem eliminadas; o sistema nervoso é estimulado, são aumentadas as circulações sanguínea e linfática nos músculos, tendões e membranas afetados.

A sensação é muito relaxante. Pode ser caracterizada como um profundo calor e alívio das tensões nos locais tratados e ao final uma coceira que mostra bem o aumento da circulação no local. Geralmente os efeitos da ventosaterapia são sentidos como uma forte e profunda massagem a musculatura relaxa e a sensação de tensão e dor será substituída por uma sensação de relaxamento e bem estar.

Cone Hindu

Consiste em uma terapia milenar, através da queima de cones manufaturados em tecido fino, revestidos com parafina, para o tratamento de problemas nos ouvidos, nariz e garganta.

Introduz-se a parte mais fina do cone na entrada do ouvido e acende-se a outra extremidade. Assim que a pequena chama de fogo consumir o oxigênio contido dentro do cone, inicia-se o processo de aspiração de fluídos sutis acumulados nas passagens internas e interligadas do ouvido, nariz e garganta. Em apenas 10 minutos, por suave processo de pressurização, são desobstruídos os canais internos, a autorregulação do organismo é promovida e ocorre a eliminação de secrecões.

A terapia do cone hindu pode ser administrada em quaisquer pessoas, crianças, adultos ou idosos e não provoca reações adversas ou efeitos colaterais. O processo é indolor e muito relaxante.

Cláudia Corá - Personal Trainer na Studio Eco

Cláudia Corá

CRO: 68674

Dentista e Acupunturista

Graduada em Odontologia pela USP

Acupunturista pela UMC

Natália Campos Argentino - Personal Trainer na Studio Eco

Natália Campos Argentino

CREFITO 3 – 54837-F

Fisioterapeuta

Graduada pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano

Pós Graduada em Fisioterapia Respiratória pela UNICID

Aperfeiçoada em Fisioterapia Dermato – Funcional

Aperfeiçoada em Perícia e Assistência Técnica Judicial pela CBF

Pós graduada em fisioterapia neuro-funcional pela UGF

Acupunturista pela “UMC”

Olá, Como podemos ajudar?
Powered by